ARTIGOS - PUBLICAÇÕES

Quais documentos tenho que levar para uma consulta de divórcio?

Quais documentos tenho que levar para uma consulta de divórcio?
Bárbara Corrêa

Um dos fatores que levam muitas pessoas a procrastinarem para entrarem  com um processo é a busca pelos documentos necessários para ação. E quando o assunto é processo de divórcio, esses documentos, em sua maioria, ainda precisam ser atualizados.

 Como profissional atuante na área, percebi que após o cliente dar o primeiro passo de ir até o escritório e realizar a consulta, ele “travava” no momento da coleta da documentação. Levando meses para então finalmente estar com todos os documentos em mãos para o processo.

Acontece que a maioria dos documentos para um processo de divórcio devem ser atualizados e são documentos solicitados em locais como cartório, tabelionato de notas e registro de imóveis. Locais que muitas vezes, além da demora no atendimento, você irá pelos menos duas vezes, uma para solicitar e outra para buscar.

Vou te dar alguns exemplos dos principais documentos necessários a uma ação de divórcio:

  • Documentos que demonstrem os rendimentos da parte interessada;
  • Cópia do RG e/ou CPF do/a interessado/a;
  • Comprovante de residência atualizado do/a interessado/a,
  • Nome, RG e CPF da parte contrária;
  • Endereço atualizado da parte contrária;
  • Certidão de casamento atualizada;
  • Certidão de nascimento dos filhos menores atualizada;
  • Relação dos bens móveis que pretende partilhar, com comprovantes de pagamento e notas fiscais, se houver;
  • Certidão da matrícula, ou contrato/compromisso de venda e compra de bem imóvel atualizada;
  • Termo de concessão de uso de bem imóvel, se houver;
  • Documento de propriedade do veículo, se houver;
  • Comprovantes de dívidas feitas para o casal;
  • Informação referente a valores investidos e/ou extrato de conta bancária se houver valores em poupança;
  • Todos os comprovantes de gastos e despesas dos filhos menores, se houver;

A lista é grande, não é mesmo? E sabemos que a rotina de todos hoje em dia está corrida, cada vez mais temos inúmeras tarefas para cumprir no período de 24h, fazendo com que o tempo seja um ativo muito importante para todos.

Então, com a experiência na área, percebi que umas das coisas que já de início fazia com que o cliente achasse o processo de divórcio estressante era a busca pela documentação necessária.

Assim, para evitar essa peregrinação do cliente na busca pelos documentos, o qual enfrentará burocracias de cartórios, tabelionados e registro de imóveis, importante o advogado fazer essa coleta da documentação, até porque ele está mais acostumando com isso.

Assim, escritórios atentos as necessidades atuais que todos enfrentam, ou seja, a melhor utilização do seu tempo, já facilitam a vida do seu cliente efetuando o levantamento da documentação.

Desta forma, o cliente precisa passar apenas algumas informações na hora da consulta ou enviar por e-mail ou pelo WhatsApp, que o escritório solicitará o levantamento nos respectivos locais, tirando esse estresse da vida do cliente.

Hoje em dia, em que somos tomados de tarefas, sejam urgentes ou sejam importantes,  precisamos delegar algumas delas para focar naquilo que de fato é importante para nós.

Não que realizar o pedido de divórcio não seja algo importantíssimo, muito pelo contrário, pois acredito imensamente que pendências como estas são como “freios de mão puxados” que não nos deixam performar com excelência em outras áreas de nossa vida enquanto não resolvidas. Mas com certeza são tarefas que se pode delegar, possibilitando, assim, resolver uma pendência sem que para isto precisemos atrapalhar nossa rotina.

E você considera essa coleta de documentos algo importante para você, já perdeu muito tempo aguardando para retirar matrícula de imóvel ou certidão de casamento atualizada?
Me manda uma mensagem se já precisou passar por esta situação ou se ainda está tomando coragem para iniciar o processo de divórcio.

Se gostou deste conteúdo baixe também o e-book que preparei para você 

Baixe nosso E-book

E-book

Gostaria de analisar seu caso? Conheça nossa consulta online

Whats Bárbara Corrêa Atendimento via WhatsApp