ARTIGOS - PUBLICAÇÕES

Dica de como escolher um advogado

Dica de como escolher um advogado
Bárbara Corrêa

A busca por um advogado nem sempre pode ser algo fácil, mas saber escolher aquele que irá te ajudar neste momento, talvez delicado, que você esteja passando é de extrema relevância nesta jornada.

Contudo, em uma área como a advocacia, em que as opções de profissionais, somente aqui no Estado do Rio Grande do Sul, já passaram de 100 mil, o processo de escolha pode causar muita dor de cabeça.

 

Assim, neste post te darei duas dicas extremamente eficazes para a escolha de um excelente profissional, através de atitudes simples como: (a) saber quais são as maiores reclamações com relação ao serviço que você irá contratar e (b) pesquisar sobre o profissional que pretende contratar!

Quando você contrata um profissional para lhe prestar um serviço, seja ele, um dentista, um terapeuta ou um advogado, você está consumindo o serviço que este profissional presta. 

E na área do direito vemos muitos clientes insatisfeitos durante ou após o consumo deste serviço, e quase sempre as reclamações não estão diretamente ligadas a competência técnica do profissional, mas sim a experiência do cliente com o atendimento e atuação do profissional de forma ampla.

Ou seja, a maior parte das reclamações estão relacionadas com a atenção que o advogado lhe dá, com o atendimento, com a acessibilidade que ele teve ao profissional e com o tratamento dispensando a ele.

Isso se dá porque muitos profissionais se preocupam extremamente com a qualidade técnica (produção técnica), deixando em segundo plano a experiência do cliente.

E, quando o assunto é serviço de advocacia, não se pode deixar de pensar na experiência do cliente durante o processo e com o contato com o escritório e todas as pessoas que fazem parte dele (advogados, estagiários, secretárias e demais trabalhadores).

Tenho convicção que o cliente já espera de qualquer profissional qualidade técnica e perícia na área em que atua, pois quando vou contratar qualquer serviço já espero que o profissional saiba o que está fazendo, contudo, resta que ele me surpreenda através de uma boa experiência que gere encantamento pelo serviço prestado, em outras palavras, o “algo a mais”.

E quando o assunto é advocacia, não há dúvidas que todo este o cuidado conduz o cliente a um processo mais tranquilo e menos desgastante. Então vamos as dicas que irão te ajudar a como identificar isto em um advogado.

Dica 01 -  Saiba quais são as maiores reclamações com relação ao serviço que você irá contratar.

Antes de contratar um serviço ou produto, geralmente pesquisamos na internet quais são suas características, a fim de saber quais são suas vantagens e desvantagens, quais são os problemas e defeitos que podem surgir e como resolvê-los, pois tudo isso ajuda a escolher a melhor opção. Com o serviço jurídico não deve ser diferente.

Por isso é importante você saber quais são as principais reclamações das pessoas com relação aos advogados, para tentar avaliar o profissional que você está buscando.

Abaixo vou falar quais são as reclamações mais rotineiras quando o assunto é serviços de advocacia, para que você, que precisa contratar um advogado pela primeira vez, ou que já contratou no passado, mas não teve uma experiência satisfatória, possa direcionar suas perguntas a ele de forma objetiva e assertiva.

Principais reclamações:

  • Demora em entrar com a ação;
  • Falta de informação periódica quanto ao andamento do processo;
  • Difícil acesso ao advogado;
  • Falta de esclarecimento sobre o que irá acontecer no processo;
  • Alerta sobre as consequências de cada ato durante o processo;
  • Meu advogado sumiu.

Essas são as principais, contudo as 03 primeiras ganham em disparada!

Assim, sabendo as principais reclamações sobre os serviços jurídicos, você já terá informações importantíssimas para lhe auxiliar na escolha de um bom advogado.

Dica 02 - Pesquise sobre o profissional que pretende contratar!

Hoje em dia, com as facilidades proporcionadas pela internet e pelas redes sociais, buscar informações sobre um profissional ficou muito mais fácil, pois com apenas alguns cliques podemos fazer pesquisas em sites, analisar o relacionamento do profissional com seus clientes através das suas avaliações e buscar diversas informações nas mídias sociais, onde, inclusive, é possível fazer perguntas e tirar dúvidas iniciais!

Um profissional presente nas redes sociais zela por sua imagem, então sua atuação provavelmente será pautada na transparência e no bom atendimento ao cliente, além de já demonstrar que será fácil o acesso a ele.

Para mim, as avaliações são os melhores índices de avaliação da experiência proporcionada pelo profissional, porque com base nelas os clientes destacam aquilo que mais chamou a atenção deles, como o atendimento, a acessibilidade, a pro-atividade, entre outras características que podem também ser importantes para você.

Também é nas avaliações que você consegue perceber se as maiores reclamações citadas acima estão presentes ou não.

Você encontra facilmente as avaliações de um profissional pesquisando no Google, Instagram e Facebook, por exemplo, buscando o perfil do advogado ou a página do seu escritório.

Ainda, verifique seu cadastro junto a OAB, no site da ordem dos advogados do Brasil você consegue descobrir se o profissional está regularmente ativo, evitando, assim, cair em uma fraude.

Ainda, quando um cliente efetua uma reclamação na OAB, é aberto um processo administrativo para apurar a veracidade da denúncia, e caso a denúncia tenha sido comprovada e seja grave, em alguns casos sua OAB pode ficar suspensa temporariamente.

O site ou blog dos escritórios também são um grande aliado nessa pesquisa, pois através do site do escritório você pode enviar perguntas, tirar algumas dúvidas iniciais, e assim já saber se você será atendido e como será atendido.

Ainda, no site você poderá verificar o propósito e a missão do escritório!

Entendo ser importante essa análise, para saber se ele poderá lhe atender naquilo em que você considera mais importante, para que não haja frustração das suas expectativas com o advogado contratado.

Muitas pessoas acham desnecessário analisar o propósito e a missão do profissional a ser contratado, contudo são exatamente os valores de um advogado ou escritório que irão conduzir a atuação dele durante o seu processo, seja nas questões técnicas, seja no atendimento dispensado a você.

Fazendo essas pesquisas, a chance de você contratar um bom profissional que tenha seu atendimento alinhado às suas necessidades e expectativas é gigante! E com certeza essa parceria, além de proveitosa, será calma e agradável.

Saiba um pouco mais em ""

Baixe nosso E-book

E-book

Gostaria de analisar seu caso? Conheça nossa consulta online