ARTIGOS - PUBLICAÇÕES

Previna-se: Como um advogado pode te ajudar no divórcio

Previna-se: Como um advogado pode te ajudar no divórcio
Bárbara Corrêa

O divórcio nada mais é do que extinguir definitivamente o vínculo matrimonial até então existente entre o casal, dissolvendo, assim, o casamento.

Essa extinção ao vínculo matrimonial somente passou a ser possível a partir de 1977, quando surgiu a figura do divórcio no Brasil, porém, o divórcio como conhecemos hoje em dia, existe apenas desde 2010. É que antes, existiam alguns pré-requisitos para que os casais pudessem dar entrada com o pedido, a saber, deveriam estar separados de fato por mais de 2 (dois) anos, ou separados judicialmente por 1 (um) ano.

 

Veja que, antes de 2010, não era possível entrar com o divórcio a qualquer momento, era necessário esperar 2 (dois) anos estando separado de fato, ou seja, marido e mulher deixaram de ter uma vida em comum, sobre o mesmo teto, ou, para encurtar esse período para um ano, o casal deveria entrar com uma ação judicial de separação, para que somente após se pudesse solicitar ao Juiz a conversão dessa separação em divórcio.

 

Contudo, esse procedimento foi simplificado, e hoje em dia basta a vontade de uma das partes para se divorciar!

 

Em razão disso, o número de divórcios nos últimos anos só aumentou, já sendo difícil hoje em dia existir alguém que não conheça um casal de amigos ou conhecidos que não tenha se divorciado recentemente.

 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016, houve um aumento no número de divórcios de 4,7% entre os anos de 2015 e 2016. Essa pesquisa apontou, também, que em média os homens se divorciam mais velhos que as mulheres, sendo 43 anos a média deles e 40 anos a média delas.

 

Mas aonde entra a atuação do advogado nesse momento tão delicado na vida do casal?

 

Costumo dizer que a atuação do advogado se demonstra importantíssima antes mesmo do momento da entrada com o pedido de divórcio, pois já na consulta se iniciam as primeiras orientações e esclarecimentos que lhe auxiliam na tomada de decisões, muitas delas relacionadas aos custos com o processo, alternativas ao litígio, bem como definir o que é realmente importante para você durante o processo.

 

Enfim, são diversos assuntos importantes que envolvem o momento, sendo aconselhável a conversa com um advogado antes mesmo de você informar ao seu marido ou esposa a intenção de se divorciar, pois o advogado especializado irá lhe apresentar todas as alternativas, serão esclarecidas as consequências de cada decisão tomada e serão demonstrados todos os efeitos resultantes de cada escolha, para que assim se evite, na medida do possível, dores de cabeça futuras e desnecessárias.

 

Tudo isso se justifica por que o processo de divórcio pode levar os envolvidos - tanto o casal, quanto os filhos - a um esgotamento emocional muito grande, além de todos os custos que o envolvem. Porém, se bem conduzido desde o primeiro momento, seguindo-se as orientações e tomando as decisões de forma consciente das suas consequências, é possível tornar todo esse procedimento menos doloroso e desgastante.

 

Assim, se percebe que a escolha do profissional que irá estar ao seu lado em toda essa fase também é de extrema importância, pois além de ser aconselhável optar por um profissional especializado na área de direito de família, particularmente, considero de extrema relevância realizar algumas pesquisas antes de realizar a contratação.

 

Hoje em dia, com as facilidades proporcionadas pela internet e pelas redes sociais, esse trabalho ficou mais fácil, pois com apenas alguns cliques podemos fazer pesquisas em sites, analisar o relacionamento do profissional com seus clientes através das suas avaliações e buscar diversas informações nas mídias sociais, onde, inclusive, é possível fazer perguntas e tirar dúvidas iniciais!

 

Além dessas questões mais técnicas, entendo importante que você analise também quais são os princípios e qual é a missão relacionada a cada escritório e profissional, para saber se ele poderá lhe atender naquilo em que você considera mais importante, para que não haja frustração das suas expectativas com o advogado contratado.

 

Baixe nosso E-book

E-book

Gostaria de analisar seu caso? Conheça nossa consulta online

Whats Bárbara Corrêa Atendimento via WhatsApp